Dia de São Jorge na Catalunha

Balcón de Sant Jordi

Balcão de rosas vermelhas para presentear as mulheres no dia de São Jorge.

Hoje, 23 de abril,  é o dia de São Jorge, dia dos namorados na Catalunha. Pelo menos na cidade de Barcelona tem barracas de venda de rosas e livros por todos os lados. Eu vi rosas de até 4,00 euros… e os livros como sempre de vários preços.

São Jorge (Sant Jordi) é o padroeiro da Catalunha. Por isso, a bandeira catalã tambén está presente junto aos libros e rosas. Tradicionalmente, no dia de San Jorge as mulheres dão de presente um livro aos homens, pois desde 1930 esta data também é o Dia do Livro.

A rosa vermelha simboliza o sangue do dragão que São Jorge matou.  A data é uma homenagem ao guerreiro que morreu  no dia 23 de abril do ano 303. Existem muitas lendas sobre esta tradição e já escrevi sobre algumas delas em outras ocasiões.

Sant Jordi

A tradicional rosa vermelha de São Jorge.

Como muitos vem fazendo desde o século XV, o meu namorado voltará a casa com uma rosa vermelha, que também simboliza a paixão. A rosa vem acompanhada de uma espiga de trigo, representando a fertilidade, e também da  senyera, a bandeira catalã.

Em troca vou dar de presente para ele um livro. Mas, desta vez vou me adaptar ao  mundo moderno e vou dar um livro virtual, que ele mesmo vai escolher quando chegar em casa.

Feliç Sant Jordi!

A lenda de São Jorge na Catalunha

El Dragón y la rosa

Pedi a minha amiga que fizesse um desenho para hoje. Ela amavelmente me enviou este São Jorge.                    By Lutxana Art.

Segundo a versão mais popular, em Montblanc (Conca de Barberà, Catalunha) vivia um dragão terrível que causava estragos no povoado e rebanho.

Sempre se sorteava uma pessoa do povoado para ser sacrificada e assim tranquilizar o dragão e fazê-lo deixar de atacar.

Porém, a filha do rei foi escolhida. Então, um belo cavaleiro com armadura apareceu para matar o dragão e salvar a princesa. Da sangue derramada do dragão nasceu um rosal de flores vermelhas.

Algumas pessoas também contam que logo a princesa entregou os documentos do povoado ao cavaleiro como recompensa, e por isso, as mulheres dão aos homens um livro de presente.

//

Envia uma mensagem