Asma no exterior

Quando saí do Brasil há quase 3 anos, fui para a Espanha após uma seleção criteriosa de clima e assistência médica. Na Espanha, todos têm direito a um médico de família. Com receita, você tem acesso aos medicamentos a baixo custo. O clima da Espanha parecia estar inclusive curando a minha asma.

Eu sempre me preocupo com este tema, porque você nunca sabe se estará bem ou mal quando muda o clima. Assim, vim para Londres com uma sacolinha de comprimidos e inaladores.

Ainda deixei meu amigo de plantão em Barcelona, para me enviar mais medicamentos logo após pegar as novas receitas. Como crônicos, na Espanha, a cada dois meses você pega novas receitas sem precisar passar pelo médico.

Mesmo tomando tantos cuidados, esta é a minha segunda crise em um mês. Até pensei que a culpa era do clima de Londres, afinal nunca se sabe como vai amanhecer o dia.

Em pleno verão faz frio e está sempre nublado. Eu, particularmente, necessito Sol para tirar as “teias de aranha” dos brônquios. Fato foi que no domingo passado, após estar mais de quatro horas sofrendo para respirar, cheguei a conclusão que não poderei viver neste clima.

Isto foi até ir no médico na terça e entrar para o grupo de suspeitos de ter a gripe suína. De certa forma é até um alívio saber que a culpa é da influenza. Assim, Londres tem uma chance comigo e eu tenho a de continuar aprendendo inglês.

Atendimento médico

Como todo pricipiante, eu não sabia como era o procedimento para ter atendimento médico. Quem estiver de passagem neste país, assim como eu, é atendido nos hospitais. Lá, eles têm um setor especial, creio que se chama Walk in Centre.

Inicialmente um enfermeiro te examina e decide se você espera ou não pelo médico. Quando você tem que passar pelo médico, é igualzinho no Brasil, tem que esperar. No meu caso foram duas horas.

A diferença é que na entrada já monitoram a pressão e a temperatura, você já pode ser inclusive medicado.

Envia uma mensagem

