Encapsular

Largata que se transformará em borboleta.

Encapsular para conectar-me comigo mesma.

Depois de um mês de tentativa de reconciliação e busca de respostas chega à necessidade de renovar e encontrar um novo caminho onde o Sol, estrela tão importante para a vida dos brasileiros, pode brilhar e fazer reluzir as energias nestes dias frios de inverno europeu.

Eu gosto de ler tudo que encontro sobre o tema para mais facilmente poder compreender e decidir racionalmente o que fazer. O momento de tristeza é aceitável depois de uma longa relação. É tempo de organizar as ideias, os sentimentos e buscar novos objetivos ou simplesmente seguir os já estabelecidos. A ajuda dos amigos é fundamental nesta fase.

Numa ruptura é normal ter sentimentos de raiva, mas o melhor caminho é superá-los e tentar entender o outro e se isso não é possível, simplesmente devemos aceitar que o caminho que ele ou ela escolheu não é ao nosso lado e que se continuamos nas condições oferecidas a relação caminharia no sentido do fracasso.

Enquanto vivemos o momento do luto, da perda, devemos aproveitar para refletir e crescer espiritualmente. É mais fácil se conseguirmos entender que quando duas pessoas querem seguir juntas, é necessário que estejam no mesmo ritmo. Imagina que você marca uma caminhada com um amigo e o passo dele é três vezes maior que o seu.

No início ele tem paciência, te acompanha, colocam os assuntos em dia, porém se a caminhada é longa, ele se cansará. E, então, neste momento, um dos dois pedirá um descanso ou deixará o outro seguir sozinho. Assim são os relacionamentos: o casal tem que caminhar no mesmo ritmo ou um tem que ter paciência de parar e esperar pelo outro.

Cada pessoa reage de uma maneira bem peculiar às perdas. Podemos no revoltar, alimentar o ódio, aceitar a realidade ou tirar proveito para se conhecer más intimamente e aprender a controlar melhor as emoções. O amor é um sentimento inigualável, que nos faz sofrer na ausência do ser amado, porém é tão grandioso amar e aceitar a fragilidade deste amor que nunca devemos desistir de ser correspondidos, pois só o fato de AMAR já nos faz sentir mais felizes.

De toda forma, para aqueles que ainda não conseguem ver uma luz no fim do túnel, deixo ao final um link para um texto muito agradável e bem humorado de como deixar de pensar no ex e outro explicando os motivos por que não devemos ligar para eles. São passos racionais a serem seguidos e ainda que os autores garantem que pensar no ex é sinal de fracasso, lembro que existem algumas exceções de reencontros com final feliz.

Não temos como prever o futuro e saber se somos a regra ou a exceção, porém o mais importante é não guardar sentimentos ruins, tentar entender o outro e respeitar o momento de cada um. É importante se concentrar na nova vida e se esforçar para se sentir novamente feliz, pois assim as chances de encontrar alguém no mesmo nível serão maiores e, quem sabe desta vez não possam seguir caminhando juntos pela estrada da vida.

Confira:

As 10 sugerências para esquecer uma pessoa.

Anúncios

Envia uma mensagem

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s