A Catalunha

Catalunha

Visca Catalunya!

O território Catalão tem uma forma vagamente triangular de 32.000 km² de terras acidentadas e montanhosas. O meio físico é pouco favorável à existência de uma agricultura prometedora. Catalunha é pobre em recursos naturais e em matérias primas como o ferro e o carvão.

Como é uma região montanhosa, tem muita diversidade climática: calor à beira-mar e neve permanente nas montanhas. O inverno não chega a ser tão intenso e o verão é seco, já que a pluviosidade é moderada e mal distribuída no decorrer do ano. Tem muita umidade, o que aumenta a sensação do frio e do calor.

Catalunha está situada no caminho obrigatório entre Espanha e França, ou seja, entre Europa e África. Caminho este obrigatório desde os tempos pré-históricos para as civilizações que se moviam de Norte a Sul ou no sentido contrário.

Por isso, sempre foi um lugar estratégico nas disputas feudais e políticas. Sendo assim, o seu território e população fazem parte de uma série de fatos históricos muito importantes e complexos, acontecimentos estes necessários para entender a mentalidade catalana.

Desde a metade do século XII, as pessoas que viviam por estas terras foram chamadas de catalães e o idioma deles é o catalão, que é uma das línguas românicas e o idioma oficial e único de Andorra e também falado em algumas regiões da França e Itália. A capital da Catalunha é Barcelona. E, apesar de atualmente ser uma das comunidades autônomas da Espanha, os catalães na sua grande maioria não se sentem espanhóis.

Catalunha tem toda uma cultura própria. O dia dos namorados, por exemplo, é o dia de São Jorge, padroeiro da Catalunha. No dia 23 de abril os homens dão uma flor às namoradas e elas retribuem com um livro. Além disso, tenta se destacar no esporte como é o caso do Futebol Clube de Barcelona, o Barça, considerado a melhor equipe de futebol do mundo nas últimas décadas.

Para a Copa do Mundo de 2010, sete dos 23 jogadores convocados para a seleção espanhola eram do Barça e, graças a estes jogadores, Espanha ganhou a sua primeira estrela de campeã mundial. Só que este título não foi suficientemente comemorado na Catalunha, e isto é difícil de entender para aqueles que não fazem parte da realidade catalana. Afinal, como dito antes, os catalães não se sentem espanhóis e pretendem ser uma nação.

Visca Catalunya!

Anúncios

Envia uma mensagem

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s