Apaixone-se por Barcelona

Palácio Nacional, Barcelona

Barcelona vista do Palácio Nacional, na Praça Espanha.

Barcelona é a capital da Catalunha, que tem uma posição geográfica privilegiada, mais próxima da Europa que qualquer outra região espanhola. Desde sempre, os catalães são cidadãos receptivos. É uma cidade da imigração, procedente de todos os cantos da própria comunidade, sendo um pólo de atração também poderoso e crescente para toda Espanha e mundo.

Cidade que esteve dois mil anos entre as muralhas romanas – traços defensivos dos séculos XIII, XIV, XV e XVI, Barcelona tem a sua primeira definição de território somente no século XII. Devido ao processo de industrialização, em 1855, se derrubam os seus muros e Barcelona torna-se a primeira cidade industrial da Espanha.

Não leva adiante o projeto arquitetônico de se construir uma cidade vinte vezes maior, do engenheiro Ildefons Cerdà, mas já naquela época se percebia a intenção de projetar Catalunha para o mundo sob os olhos de uma nova Barcelona.

A partir de 1875, com a Restauração Política, fica claro que a convicção de que a inovação e a modernização da sociedade constituem respostas para as crises. E, em 1888, Barcelona se abre para o mundo com a Exposição Universal.

Entre 1890 e 1908, a cidade de Barcelona se converte em tema de novelistas e poetas, de pintores e arquitetos que pensam nela como um projeto, como algo que se pode trabalhar. E durante o século XIX se sucedem propostas de intervenções na cidade histórica, propostas arquitetônicas para enlaçar uma cidade nova junto a uma cidade medieval com uma estrutura urbana potente, eficaz e, ao mesmo tempo, aberta e permeável.

Barcelona tem uma infra-estrutura cultural realmente importante. É uma cidade do ócio repleta de teatros, cafés-concertos, restaurantes, discotecas, cassinos e sociedades recreativas. Tudo isso junto a uma cidade histórica e pitoresca onde se podem deslumbrar as obras de Picasso, Gaudí e Maragall e ainda banhar-se nas águas do mar mediterrâneo.

A falta de segurança não é uma preocupação em Barcelona, onde normalmente se pode caminhar pelas ruas com tranqüilidade a qualquer hora do dia e da noite. O sistema de transporte público é bastante aceitável com horários especiais do metrô para o fim de semana e feriados com festas comemorativas, os trens interligam a capital com as demais cidades e os ônibus noturnos passam a cada 20 minutos.

Tudo está pensando para que se possa desfrutar de todos os ambientes desta cidade, tanto noturno quanto diurno. Por isso, todos que aqui chegam se enamoram do ambiente desta cidade milenar, que é moderna sem ser exageradamente grande.

Um simples passeio pela cidade de Barcelona pode resultar muito interessante. Todas as noites são noites de festa e mesmo que ocasionalmente entre em um bar como o Pastís, poderá ser surpreendido com a presença de um cantor famoso como Tonino Caratone, que na última sexta-feira, alegrou o ambiente com músicas conhecidas como “Me cago en el amor” y “Tu vuo ‘fa’ l’americano”. O show ainda continuou em um bar clandestino, para delírio dos fãs. Isto é Barcelona: uma cidade cheia de proibições, liberdade e gente alternativa que sabe se divertir.

Anúncios

One thought on “Apaixone-se por Barcelona

Envia uma mensagem

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s