Blog Fantasma

Liberdade de expressão

Pela libertade de manifestação e expressão

Blog Fantasma

Euzinha na praia de Barcelona, ao fundo o Hotel Vela.

Verão em Barcelona

A loja fechou, como muitas, pelo simples motivo que estão todos de férias para fugir do calor e aproveitar o verão.

Algumas pessoas estão falando que o meu blog é fantasma, que demoro muito para escrever e assim perdem a motivação para voltar a entrar nele. Talvez, estas pessoas pensem que eu acordo de manhã, olho para o céu, tenho uma idéia e logo sento para escrever sobre ela.

Quisera que fosse assim, como estes escritores dos filmes, que para se inspirarem vão morar num lugar parasidíaco, se sentam diante de uma janela com uma vista incrível e deixam a mente fluir.

Seria perfeito, no entanto, enquanto escrever por escrever não pague as contas, temos que seguir trabalhando e, em época de crise, não podemos nem sequer escolher o trabalho ou o número de horas dedicadas. É assim a vida de brasileiro no exterior com altos e baixos.

Em alguns momentos tudo está perfeito e flui normalmente para o sentido desejado e, em outros, parece que o céu desaba e ficamos presos no meio dos escombros levantando pedra por pedra. Nestes momentos dificéis, confrontamos nossos sonhos com a realidade.

É a ocasião oportuna para voltar para casa. Para alguns, está é a única opção e para outros novas oportunidades surgem antes do minuto final.

Por quê é tão difícil voltar?

Porque já não somos os mesmos, os anos passaram e aprendemos a conviver com outras culturas, a controlar a saudade, a ser mais racional, a sentirmos livres. Aprendemos a ver nas coisas negativas o lado positivo e evoluimos com as situações inesperadas ou indesejáveis.

Além disso, se saímos do Brasil é porque no fundo algo nos impulsou: um sonho, alguma situação incômoda ou coração partido. Seja lá o que tenha sido, essa vontade de mudar fez com que nos revirassemos para encontrar uma nova vida, que saíramos do conforto do conhecido, do nosso protegido casulo, em busca de novos vôos sem certezas ou garantias.

E se nada não nos obriga a voltar, persistirá o medo de encontrar à situação anterior, simplesmente porque já não somos os mesmos. É como se toda esta experiência tivesse ocupado mais espaço, aumentando nossa massa corporal e, com isso, o casulo antigo ficou pequeno e será muito incômodo voltar a viver nele.

O que valoramos?

Em momentos difíceis, todos se submetem a trabalhos sem importância para a vida pessoal, com o único intuito de subsistir e continuar desfrutando da vida que encontramos longe dos familiares e pátria.

Só que, ao contrário do estereótipo das pessoas que vão aos EUA em busca de dinheiro, cuja foto mais importante é a do carro novo ou da casa gigante, normalmente, as pessoas que moram na Europa, buscam outro tipo de emoções.

Uns buscam viver sem a paranóia da violência, outros querem ficar longe das arriscadas estradas, outros querem fazer esportes radicais, outros querem ter o contato com diferentes culturas, outros querem aprender idiomas e viajar… Enfim, todos temos algo em comum: muitos objetivos não materiais.

Temos a sensação de ser livres e capazes. Talvez, não possamos fazer planos de comprar um carro ou uma casa, que tenhamos que compartir apartamentos com desconhecidos toda a vida, morando num quartinho de 10m², mas isso não importa diante das inúmeras possibilidades que seguirão existindo, porque elas estão disponíveis àqueles que têm ânimo e não se limitam.

Claro, pode ser que um dia a necessidade de criar raízes e se sentir estável possa ser mais forte e, então, decidiremos voltar para casa e construir um novo casulo.

Anúncios

Envia uma mensagem

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s