Eu tentei ver o Papa

Eu tentei ver o Papa

O Papa rezou missa na Igreja da Sagrada Família, em Barcelona.

Já faz quatro anos que vivo em Barcelona, dos quais pelo menos dois deles estive morando perto da zona da Sagrada Família. Atualmente, estou a uns 10 minutos caminhando e pensei que como moro pertinho, podia ir ver o Santo Papa hoje.

Eu tentei ver o Papa

As pessoas viram o Papa Bento XVI pelo telão nas ruas ao redor da Igreja da Sagrada Família.

Mas para ver o Santo Papa não basta ter vontade, também tem que ter sorte ou ser uma celebridade ou convidado especial. É certo que eu não programei nada e nem tampouco me informei bem, mas a Sagrada Família está do ladinho da minha casa e pensei que podia dá uma espiadela como se fosse uma caminhada habitual.

É não tive sorte, nem sequer cheguei perto da Igreja. Parece que quem foi vê-lo ontem quando chegou teve mais ou também quem esperou ele sair hoje de manhã ou ainda aqueles que foram a Santiago de Compostela ou… Será pura ilusão midiática?

Eu, como muitos, penso que a Igreja não evoluciona ao ritmo da modernidade e que foi e é responsável por muitas barbaridades que ainda chocam o mundo, no entanto, fui motivada pela ilusão da menina que um dia fez a primeira comunhão e catequese. Também para causar ilusão na minha mãe, que com certeza viu o Papa melhor do que eu pela telinha da TV, lá no Brasil.

Desde sábado à tarde, pude ver os espaços separados e controlados ao redor da Sagrada Família e, desde dias, pude escutar os comentários da população de que os vizinhos e comerciantes da área, foram monitorados e receberam senhas para poder passar pela região.

Neste domingo, também se necessitava senha ou credencial para entrar na área onde foram colocadas as cadeiras diante dos telões. Ninguém podia passar ou aproximar-se sem tal identificação. Pelo menos, eu ouvi o Santo Papa, pois o som da cerimônia podia ser escutado de longe e, em algumas ruas, também era possível vê-lo pelos telões, mas a certa distância e em pé.

Como estava complicado ver o Papa de pertinho e não foi para assistir missa, decidi esperá-lo junto à Catedral, onde ele voltaria para almoçar. Desde ontem à noite, pude conferir como a região estava militarmente protegida. E, neste domingo, inúmeros policiais podiam ser vistos nas ruas e avenidas por onde passaria o Papa.

Eu tentei ver o Papa

Eu tentei ver o Papa Bento XVI, em Barcelona.

Mas, o mais engraçado é que esperamos ansiosos pelo retorno da sua Santidade à Catedral ao final da missa dominical, a fim de vê-lo por um momentinho. Mas, infelizmente, como estava atrasado, ele passou muito rápido, que creio que o vi por segundos… Meros segundos.

Eu tentei ver o Papa

Cordão policial para proteger o Papa Bento XVI na praça da Catedral de Barcelona.

Envia uma mensagem

