Ocorre uma revolução na Espanha?

Ocorre uma revolução na Espanha?

O movimento 15 de maio mobilizou a sociedade em mais de 50 cidades da Espanha

Ocorre uma revolução na Espanha?

Sente-se como a gente

Revolução na Espanha

Cidadãos tomaram a praça Catalunha, em Barcelona

O Movimento 15M provou que as redes sociais têm poder para mobilizar a população. Convocada pelo facebook e twintter por uma associação criada recentemente http://www.democraciarealya.es/, o movimento 15 de maio mobilizou a sociedade em mais de 50 cidades da Espanha.

A manifestação começou como um ato reflexivo antes das eleições municipais e das comunidades autônomas do último domingo, 22 de maio.

Apesar dos constantes rumores de que a polícia a qualquer momento vai desalojar os manifestantes, por enquanto, em Barcelona, a manifestação segue pacífica em pleno centro da cidade, mais precisamente na plaça da Catalunha.

Na página do Movimento 15M no facebook, a manifestação deixa claro contra que/quem atua:

Nós subempreiteiros, os pobres, os jovens… queremos uma mudança e um  futuro digno. Estamos cansados​​ de reformas anti-sociais, que nos deixam sem trabalho, dos bancos, que causaram a crise, subam as hipotecas ou fiquem com nossas casas, de que nos imponham leis que limitam a nossa liberdade em benefício dos poderosos. Acusamos os poderes político e econômico da nossa precária situação e exigimos uma mudança de rumo.



Contudo, apesar da resistência e das propostas publicas no site da associação, as ideias com relação ao que deve ser feito ainda estão sendo discutidas de maneira democrática nas assembléias realizadas nos lugares públicos tomados.

Normalmente, um número maior de pessoas se concentra no período da noite, e muitos vão inclusive preparados para dormir na praça.

Por enquanto, não se sabe quanto tempo durará essa manifestação e muito menos se o sistema será mudado.

Mas o mais importante está a ser demonstrado: a comunidade espanhola, somada pelos imigrantes legais e ilegais, não está satisfeita com as consequências da última crise mundial e menos ainda com o aumento das diferenças sociais decorrentes da mesma.

 

Anúncios

One thought on “Ocorre uma revolução na Espanha?

Envia uma mensagem

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s