Greve Geral na Espanha

Greve Geral na Espanha

Incêndio em contêiner de lixo na rua Mallorca, no bairro Clot, em Barcelona.

Espanha tem cerca de 5,3 milhões de desempregados. Nunca houve tantos motivos para apoiar uma greve geral: política de reforma trabalhista, juntamente com os recortes e ajustes é uma regressão social sem precedentes na democracia espanhola, afirma Cándido Méndez (Secretario General de UGT) para o Público.es.

Segundo El País, o primeiro grande protesto da legislatura começou esta manhã com a prisão de 58 pessoas em incidentes separados e causou três feridos leves, conforme relatado pelo Ministério do Interior.

A 8ª greve geral da história da democracia espanhola e a primeira sofrida pelo governo de Mariano Rajoy conta com o otimismo dos sindicatos, que deseja “seguir em massa” nos ataques contra a reforma trabalhista, relata Manuel V. Gomez.

Esta manhã houve um declínio significativo no consumo de energia, segundo dados da Red Electrica de España, informa Rafael Mendez. Às 5 horas dessa madrugada a demanda foi de 19,682 megawatts, menos de 13,5% em comparação com os esperados 22.746. Às 7h50, a demanda foi de 23,992 megawatts, 21% menos do que o esperado, segundo informações do El País.

Ainda que a greve tenha boas intenções em seu conjunto, os piquetes estão a causar estragos por onde passam. Isso acarretará mais gastos para o governo e para algumas empresas, ainda que não seja em grandes proporções. Nem todos os que participam da greve estão de acordo com os atos de vandalismo.

Outros nem sequer tiveram a oportunidade ou a coragem de faltar ao trabalho. Cientes da grave situação econômica do país e devido às pressões dos chefes ou familiares não quiseram colocar em risco o trabalho deles. Neste caso, o individualismo prevalece sobre o coletivismo.

Mas é certo: se aqueles que têm trabalho o perdem, será muito difícil para eles conseguir outro. Além disso, em muitos casos, são os únicos em toda uma família que estão a trabalhar e sabem que uma vez despedidos, existe uma fila enorme de substitutos e para receber muito menos do que eles recebem.

Anúncios

Envia uma mensagem

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s