Por uma Catalunha independente

7 de setembro

Presidente Dilma no desfile de 7 de setembro de 2012

No dia 7 de setembro, se comemora a Independência do Brasil. Aprendemos no colégio que Dom Pedro I no ano de 1822 proclamou a Independência de Portugal, depois de mais de 300 anos de exploração.

Desfiles de colégios e forças armadas, espetáculos em grandes cidades do mundo como Nova York, Londres e Barcelona comemoraram o 190º aniversário da Independência do Brasil.

A Catalunha, porém, como não é independente, comemora no dia 11 de setembro a Diada. Dia em que festeja o orgulho de ser Catalão e reivindica a Independência dela da Espanha. O tema é bastante delicado com muitas opiniões em contra e a favor.

Curiosamente, a Diada é festejada justamente no dia em que Catalunha perdeu a guerra da Sucessão Espanhola, em 1714, quando deixou de ser uma nação soberana e teve proibida a manifestação da sua cultura e de seu idioma (catalão).

Esses direitos foram recuperados durante a Segunda República Espanhola (1936-1939), mas logo, com Franco no poder, outra vez, perdeu a liberdade de manifestá-los.

Somente em 1980, com o estabelecimento do Parlamento de Catalunha, esse dia entrou no calendário como “Feriado Nacional”. Com isso, no dia 11 de setembro, o cidadão catalão comemora a derrota histórica, a perda de instituições e da liberdade civil com o único objetivo de reivindicar a liberdade e a identidade catalã.

Diada 11 de setembro

Manifestação pela Independência da Catalunha.
Foto: El País

Esses sentimentos são cada vez mais exacerbados pela crise espanhola. Muitos pensam que a riqueza da Catalunha não deveria ser repartida com outras comunidades mais pobres. Que todo o que se arrecada em Catalunha deveria permanecer dentro do sonhado País Catalão.

Por isso, ontem, um milhão e meio de pessoas, apoiadas por forças políticas, encheram as principais avenidas do centro de Barcelona em mais uma tentativa de demonstrar publica e pacificamente esse desejo de ser uma Nação Independente.

Visca Catalunya!

Anúncios

Envia uma mensagem

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s