A cavalgada de São Medir é a festa mais doce de Barcelona

Cavalgada de São Medir em Barcelona

A cavalgada de São Medir é a festa mais doce de Barcelona.

Distribuição de balas na festa de São Medir

Os meninos ganham balas na festa de São Medir

Todos os anos, no bairro de Gracia, em Barcelona, ocorre uma sensacional comemoração, normalmente no dia 3 de março. É a festa do Santo Medir (Sant Medir), quando os devotos do bairro e vizinhança distribuem balas e pirulitos para a criançada.

Os devotos se reúnem em grupos (colles) e passam com suas carruagens e bandas distribuindo toneladas de guloseimas aos meninos e meninas presentes. Os expertos levam sacolas e a vizinhança coloca os guarda-chuvas pendurados nas janelas para recolher a maior quantidade de guloseimas.

É um desfile muito bonito com carruagens e coloridos ginetes. Existe uma hierarquia de antiguidade entre os participantes, que levam estandartes e medalhas que comprova a participação deles na romaria dos anos anteriores.

Desfile na festa de São Medir

Cavaleiros desfilam na festa de São Medir em Barcelona.

A festa começou em 1828, nos arredores da rua Gran de Gracia, em Barcelona, Josep Vidal i Granés, criou a primeira colla – grupo de pessoas que distribuíram caramelos no dia do Santo Medir

Ele era confeiteiro e devoto do Santo. Ficou doente e fez a promessa de que se ficasse curado, no dia do Santo, 3 de março, iria a cavalo da Ermita do Santo, na Serra da Collserola, até o bairro de Gracia.

Em 1830, já melhor da doença, Josep Vidal i Granés deu início ao que seria a primeira romaria. No ano seguinte, ele teve a companhia da família e amigos, criando assim a colla del Vidal. Com o passar dos anos, a romaria foi crescendo e criando outros grupos: Gràcia, Sarrià, Sant Gervasi e Sants.

Segundo a tradição, São Medir era um camponês catalão que viveu por volta do ano 303. Durante o domínio romano de Diocleciano, os cristãos do Império Romano foram perseguidos, entre eles o bispo Severo, de Barcelona.

O chão lotado de balas na festa de São Medir, Barcelona.

As ruas ficam cheias de balas quando a festa de São Medir acaba.

O bispo virou fugitivo e se escondeu por um tempo nas terras de Medir. Com a partida do bispo, milagrosamente a plantação de fava do camponês cresceu e floresceu como se tivesse sido plantado meses antes.

Mais tarde, os romanos que perseguiam o bispo invadiram as terras de Medir para saber do paradeiro do sacerdote cristão. Este se negou a falar sobre o assunto, sendo preso e torturado até a morte.

Anúncios

2 thoughts on “A cavalgada de São Medir é a festa mais doce de Barcelona

  1. Pingback: São Medir | Uma Brasileira no Exterior

  2. Pingback: Sant Medir | Uma brasileira no exterior

Envia uma mensagem

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s