Festa de São João

Festa Junina no Brasil

Festa Junina

Festa Junina em Minas Gerais

No Brasil, se comemora São João, São Pedro e Santo Antônio no mês de junho. A festa junina é festejada com quadrilha, comida típica, fogueira, quentão, caipira, balão e paú de sebo. A quadrilha é uma tradição popular promovida por escolas, igreja, sindicatos e empresas.

Não se sabe ao certo a origem dessa festa, uma das hipóteses é que foi introduzida no Brasil pelos portugueses e espanhóis para comemorar as colheitas e para a devoção aos santos do mês.

Quadrilha

Quadrilha

Quadrilha Junina Feijão Queimado Campeã do Arraial de Belô em 2012

A quadrilha é uma dança típica de vários casais vestidos de caipira e quase sempre termina com um casamento. É a 2ª maior manifestação cultural do Brasil. Um animador vai pronunciando as frases enquanto os demais participantes se movimentam de acordo com as mesmas. Algumas quadrilhas são de nível profissional. Segundo a Wikipédia, a quadrilha tem sua origem numa formação militar portuguesa usada no Brasil Colonial em 1530, adaptada posteriormente ao gosto popular.

Vídeo da festa junina

Verbena de São João em Barcelona

Em Barcelona, ​​a festa de São João celebra o solstício de verão, a noite mais curta do ano. De acordo com a tradição as fogueiras servem para dar mais força ao Sol, que a partir desse dia começa a ficar mais fraco.

As pessoas se reúnem nas praias ou nos bairros em torno das fogueiras, com amigos e familiares, para beber o cava (espumante típico) e comer a tradicional “Coca de Sant Joan”, parecido a uma rosca feita com pinhões, creme ou frutas cristalizadas. Algumas pessoas saltam a fogueira e outros se banham no mar a espera que se cumpra alguma superstição.

Verbena de San Juan

Verbena de São João no bairro Clot, em Barcelona.

A festa começa com o anoitecer do dia 23 de junho, véspera de São João, com foguetes e traques e se estende até a madrugada, já que o dia 24 é feriado de São de João. O barulho dos fogos de artifício é o que caracteriza a festa, sendo ensurdecedor e muito chato para quem não gosta. Por isso, muitos moradores preferem aproveitar o feriado prolongado para celebrar o São João fora de Barcelona.

Verbena de San Juan

Fogueira de São João no bairro Clot, em Barcelona.

Vídeo da Chama do Canidó – Festa de São João 2013

Anúncios

Envia uma mensagem

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s