Mais sobre a recuperação depois de uma artroscopia no joelho

Kinesio tape no joelho

O Kinesio Tape sustenta os músculos e alivia a dor.

Como comentei antes, tive que fazer 30 sessões de fisioterapia como parte da recuperação depois de uma artroscopia no joelho. Comecei com as correntes, ultra-som e gelo. Depois de uns cinco dias, incluíram exercícios isométricos de quadríceps muito simples, mas apesar disso doeu muito, especialmente à noite. A propósito, eu fiz no COS, com a simpática Mirea.

Embora os exercícios fossem básicos, fazê-los diariamente  machucava o joelho. Então, quando acabei as 15 sessões iniciais fazia apenas os primeiros exercícios. Por isso, decidi fazer  as últimas 15 sessões em dias alternados, umas três vezes por semana. Assim, deixei o joelho reposar para que pudesse melhorar, em consequência, pude fazer os exercícios mais avançados de equilíbrio e transferência de peso.

Quando meu joelho deixou de doer à noite, voltei a nadar e testei as máquinas de musculação outra vez. Também fiz bicicleta e elíptico, sem resistência, e não tive nenhum problema. Mas as máquinas realmente me machucam e outra vez saiu água no joelho. Minha rótula praticamente dança e roça na parte interna e superior do joelho.

Desde então, soube que já não faria mais musculação e tive que encontrar uma maneira de continuar fazendo exercícios sem me machucar. Na academia, me ensinaram alguns exercícios na piscina, mas também era importante continuar fazendo exercícios fora d’água para poder ganhar força na perna. Uma opção seria pagar um personal trainer para pautar alguns exercícios segundo minhas necessidades, já que subia e descia escadas com dificuldade e caminhava um pouco estranho.

No entanto, para evitar despesas extras, fiz uma pesquisa no Google e encontrei a sequência dos exercícios de fisioterapia que vou colocar no final deste texto. Está tudo muito bem explicado e há diferentes níveis. Eu ainda não faço todos, mas vou melhorando lentamente, acho que o meu joelho funciona melhor assim.

Estive quase um mês seguindo essa rotina, duas vezes por semana (duas horas), e nadando uma vez. Também fiz caminhadas no sábado ou domingo. O importante foi deixar um dia de repouso entre os dias de exercícios. O alongamento no final relaxa muito e é igualmente importante. Por enquanto, vou progredindo bem: já posso andar de bicicleta, andar, baixar e subir escadas.

No entanto, sete meses depois de ter sido operada, faço essas coisas com certa dificuldade e ainda não posso correr, mas já faço bicicleta e elíptico com resistência. Ganhei 0,5 cm de quádriceps, ou seja, falta recuperar um ainda. Mas na paturrilha faltam dois. Espero conseguir ficar livre deste pesadelo em breve!

Kinesio tape

Para completar o tratamento, no final de cada quinzena da fisioterapia experimentei usar Kinesio Tape. Foi ótimo e agora eu mesmo coloco. O Kinesio Tape ajuda a sustentar os músculos, evitando machucar ainda mais o  joelho, também aumenta o fluxo sanguíneo e linfático e ainda alivia a dor. Comprei numa loja ortopédica, é bastante confortável e não provoca alergias. Aqueles que usei duraram sete dias.

Kinesio Tape de joelho

Foi no Youtube que vi esta forma de colocar o Kinesio Tape.

Meu calvario

Eu segui todas as orientações médicas, mas infelizmente não funcionaram comigo. Como comentando, a única coisa que o médico encontrou e retirou foi uma inflamação na zona do menisco medial.

Tudo estava bem com o meu joelho, mas essa inflamação por algum motivo não me deixava andar. Quanto mais andava mais doía. O problema começou porque levei um golpe na rótula flexionada quando escalava em março de 2012. Saiu água no joelho, fiz reposo, tomei remédios e nada.

Não posso tomar anti-inflamatórios por muito tempo, então tive que passar a usar pomadas e remédios naturais. O médico também receitou alguns parches, mas tampouco pude usá-los. Então, uso a pomada Luxoben da Hidrotelial e Harpagofito.

Após os primeiros exercícios pautados para fazer em casa, uma vez que o joelho melhorava bem, comecei a fazer academia: piscina e musculação. Conforme o programado: elíptico, bicicleta, esteira e máquina de quadríceps. Então, foi quando tudo começou a dar errado.

Depois de fazer musculação, ia para a piscina com o joelho super-inchado. Nadava, caminhava dentro d’água, ia ao jacuzzi e para a sauna seca. Tinha que fazer todo esse ritual para desinflamar o joelho. Tentei fazer de várias formas, mas sempre ocorria o mesmo.

Então, me vi dentro de um círculo vicioso: o joelho doía porque a perna estava atrofiada o que forçava muito o joelho. Por sua vez, me machucava na academia porque tentava fortalecer a perna e seguir as recomendações do médico para fazer o joelho parar de doer.

A joelheira

É importante que a joelheira não pressione a rótula, por isso o buraco.

Tive falta de sorte porque tudo foi coberto pelo seguro da Mutua General Deportiva, que faliu justo quando eu me machuquei. Tudo foi muito lento: diagnóstico, ressonância magnética, artroscopia e fisioterapia. Por isso, usei uma joelheira por muito tempo, aquela com um buraco na rótula. Esta foi a única maneira de poder caminhar um pouco. Toda essa lentidão atrasou e muito minha recuperação. E, para piorar, só depois de alguns meses de operada me enviaram para fazer a fisioterapia.

Exercícios para fortalecer o joelho (en pdf)

Exercícios do joelho na piscina

exercícios joelho

Exercícios para a recuperação de lesões no joelho para serem feitos em piscina aquecida

 

Alongamentos

Estiramientos de rodilla

Estiramientos para después de hacer los ejercicios de rodilla.

Assista ao vídeo de Youtube que ensina como colocar o Kinesio Tape para dor geral no joelho

Este é o nosso vídeo caseiro

Anúncios

28 thoughts on “Mais sobre a recuperação depois de uma artroscopia no joelho

  1. Po entrei na internet super triste pois vivo algo parecido e faz um ano minha operação.vou fazer uma nova ressonancia e rezando pra nao ser grave !conforme evoluir te ocnto minha recuperaçao .

    Gostar

  2. Fui operada em Junho deste ano (artroscopia ao joelho para remoção de área lesada do menisco). Fiz fisioterapia durante 3 meses (32 sessões) e fiz 2 inflitrações (Go-on). havia iniciado prática de hidroginástica a 15 de Setembro. Após insistência de dores continuadas (desde Agosto) na perna, médica suspendeu a fisioterapia e mandou tomar anti-inflamatório. (a 31 de Outubro). Assim, estou sem fisioterapia e sem fazer hidroginástica desde o início do mês de Novembro. Fiz uma ecografia e fiz nova ressonância magnética (a qual estou a aguardar resultado). Sinto ainda muita dificuldade a subir e descer escadas ou ruas que sejam inclinadas. É um desespero não ver a evolução desejada… Por vezes estou a andar normal e sinto perder a força no joelho, (como se fosse me ajoelhar) é muito desagradável. Não sei que fazer… o fato de estar parada há um mês tem inflluência negativa porque a massa muscular adquirida está novamente a perder-se. Alguma ideia do que possa fazer? Obrigado…

    Gostar

    • Olá Ana, que pena que não evoluciona tão rápido quanto você deseja. Eu tive que esperar quase um ano para voltar a ter vida normal. O importante, pelo menos, no meu caso, foi fazer os exercícios isométricos e sem forçar o joelho. Comecei com os exércícios básicos e fui aumentando gradualmente conforme a dor ia diminuindo. Experimente fazer apenas a fisioterapia e quando a dor diminuir prova fazer também bicicleta (spinning) e/ou elíptico sem nenhuma resitência, só uns 15 minutos umas duas vezes na semana, comigo funcionou! Lembre-se de fortalecer o quadriceps, inicialmente apenas com os exercícios básicos. Se você forçar muito o joelho, vai doer e inflamar. Espero que você se recupere logo. Boa Sorte!

      Gostar

  3. Olá, acabei de fazer uma artroscopia há 2 semanas e meu joelho continua bastante inchado, não tinha nenhuma lesão, o problema mesmo era sinovite com derrame articular, espero que esse inchaço passe logo já tenho significativa perda muscular na perna esquerda e isso me incomoda muito 😦

    Gostar

    • Olá Aline, que bom que os médicos não encontraram nada mais sério. Acredito que a fisioterapia poderia ajudar a desinchar seu joelho. Ademais, você aprenderia a fazer alguns exercícios básicos que fortaleceria o quadriceps, evitando forçar muito o joelho. Espero que você se recupere logo. Boa Sorte!

      Gostar

  4. Eu e um caso diferente tive leçoes nos dois joelhos tirei aguas dos 2 também mas ao andar eu sinto muito uma dor como se os ossos chocassem e sempre que treino fico sem forças nos joelho que devo fazer???

    Gostar

    • Olá Cristina, é uma pena que você esteja com esses problemas. Eu não sou nenhuma especialista no assunto, mas a única coisa que funcionou comigo foram os exercícios para fortalecer o quadríceps conforme indicado no texto. Quando você fortalece o quadríceps deixa de sobrecarregar o joelho, assim aumenta suas possibilidades de melhora. Também poderia tentar fazer fisioterapia, antes de começar a fazer os exercícios por sua conta. E nada melhor do que ouvir a opinião de um médico, mesmo que algumas vezes parece não ajudar muito. Aproveito para publicar no texto alguns exercícios que faço na piscina com água quente.

      Gostar

  5. Preciso operar o meu joelho esquerdo, estou com o ligamento cruzado posterior rompido e também o menisco, vou operar os dois mais não estou com medo só gostaria de saber se a recuperação é lenta quais as melhores formas para que a recuperação seja tranquila?
    Sei que os médicos não passam todas as fisioterapia que precisamos, quais são as melhores para minha recuperação?
    E se a video-artroscopia doí muito e se o pois operatório é muito doloroso?

    Gostar

    • Hoje em dia esse tipo de operação é muito rápido, você demora mais nos preparativos da cirúrgia que na sala de operação. A recuperação não é dolorosa, pelo menos não até quando você começar a andar. Até hoje eu faço os exercícios isométricos que já postei no blog, mas já posso correr, nadar e ter uma vida normal. Sempre será importante fortalecer o quadríceps (coxa) para não colocar todo o peso no joelho. Boa sorte com sua operação e recuperação. Ânimo!

      Gostar

    • bom dia, Renee!

      Ao ler seu depoimento , não pude deixar de relatar.
      Meu marido é quem realizou a cirurgia de artroscopia.

      A cirurgia em si é rápida o que demora mesmo é o pré cirúrgico.
      

      agora, a recuperação é a parte mais importante apos o ato cirúrgico.
      Meu marido teve todos os cuidados vigiados…..medicação nas datas e horários certinho para não inflamar e compressas de gelo para não inchar. Tanto que não sentia nenhum desses sintomas.

      Fisioterapias foram realizada 45 sessões .O importante é não demorar para executar-las mesmo com os pontos pode inciar as sessões .Meu marido iniciou a fisio em 15 dias ou menos, para não atrofiar o joelho.

      Após isso , avaliação novamente com o cirurgião provavelmente irá indicar exercícios de fortalecimento no joelho com acompanhamento na academia , importante ter.

      Enfim….cirurgia foi um sucesso, recuperação também, com um mês retornou ao trabalho, claro isso depende da função de cada um e também cada caso é um caso.No inicio não pode subir escadas e andar muito, segundo a opinião do médico que o operou.
      Para uma recuperação efetiva da parte osseointegração é de pelo menos de 06 a 08 meses. Ainda assim após esse prazo todo cuidado é pouco, pois pode romper todo a trabalho realizado.
      Se tiver todos os cuidados passo a passo é a melhor coisa, segundo a opinião do meu marido.

      Bom espero ter lhe ajudado de alguma forma.

      Desejo-lhe muita sorte e boa recuperação.

      Atenciosamente,

      Luciana

      Gostar

  6. Nem todo beijo , pecado. Nem toda fruta tem o mesmo sabor! Nem todo joelho (igual) . recupera-se de forma desigual. Devemos lembrar de como atuamos no dia a dia. Eu fiz uma artroscopia no joelho direito e estou recuperando bem e com menos de um M. Boa sorte para todos.

    Gostar

    • É verdade,eu fiz a artroscopia do joelho direito dia 20 de Janeiro.É minha cirurgia Foi Um pouco complicada,todo mundo falava que era simples mas pra mim não foi.Pois por eu ser pequena e meu joelho tb, o médico deve que forçar mt pra conseguir chegar na lesão e ainda por cima eu estava com tudo inflamado.É até hj estou de repouso com dores,andando de muletas.Ainda vou pra fisioterapia não fui liberada ainda pq o local dos pontos estavam sangrando.Tenho fé que vou ser liberada pra fisioterapia.

      Gostar

  7. Olá, tenho 14 anos, já operei o joelho aos 11 anos, pois eu ja tinha um problema nas patela dos meus joelhos, ela sai do lugar. Um dia eu estava andando de bicicleta, eu cai e ralei. No dia seguinte fui no ortopedista e ele falou que deu lesão. No outro dia, a patela saiu e não voltou mais no lugar e tive que fazer uma cirurgia ( doi muitoooo).
    Tenho que fazer artroscopia no joelho e eu tenho medo de eu não poder andar de bicicleta e fazer natação.

    Gostar

  8. Olá, prezados amigos

    Há 45 dias realizei uma artroscopia no joelho direito e em seguida tomei uma injeção para repor líquido sinovial. Tenho cumprido uma rotina de fisioterapia e também realizado exercícios de hidroginástica, na piscina. A recuperação é lenta. Agente caminha mancando e inseguro. Há uma gradual melhora a medida em que cumprimos os exercícios. A caminhada na piscina reforça a confiança e a auto estima, Ocorre que o paciente do joelho deve reaprender a andar, Este ponto é crucial e compete ao nosso cérebro comandar a ação correta para a perna afetada. Este é um dos desafios a superar . Perseverança, vamos acreditar que a nossa dedicação será vitoriosa e saúde a todos.

    Gostar

      • Olá Cleidilene! Achei interessante o post, pois tenho problemas com joelho, operei do LCA, fiquei bom e voltei a sentir dores. Retornei para Fisio conforme orientação do médico e na penúltima seção tive a infelicidade de voltar a sentir dor novamente, ja estava todo empolgado, não sentia mais dores e caminhava normal. Foi por imprudência minha, agora to com uma inflamação chata e a dor não passa, estou meio impaciente, porque voltei a estaca zero. O que você me aconselha? Estou tomando Nimesulida como Anti-Inflamatório.

        Gostar

      • Olá Ricardo, comigo passou a mesma coisa e tive que fazer exercícios mais suaves como os que mencionei nos posts (exercícios isométricos) e na piscina. A chave parece ir com muita calma e nada de empolgação. Boa sorte!

        Gostar

  9. Cleidilene olá novamente!!!!

    Estou fazendo o fortalecimento gradualmente e sinto a perna mais forte, ganhei um pouco de massa também. Só que tenho a sensação de que o joelho está amarrado na lateral. Isso é normal durante a recuperação? Na verdade não é dor, é só a sensação de incômodo mesmo. Pode me dizer algo a respeito. Obrigado!

    Gostar

  10. Oi, pessoal!
    Fiz a artroscopia do joelho porque rompi parte do menisco em uma queda.
    Passados 30 dias, sinto muita dor para caminhar e nenhuma segurança, se tirar a bengala, caio.
    Será que com este tempo de recuperação já não era para estar caminhando com menos dor?
    Começo a fisioterapia esta semana.
    Outra dúvida. Será bom usar uma joelheira para ver se consigo cunhar mais?
    Socorro!!!!!!!!!

    Gostar

Envia uma mensagem

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s