As praias da cidade de Barcelona

Já faz uns dois meses que não tenho tempo para dedicar ao blog. É tão difícil fazer isso no verão, porque só dá vontade mesmo de ficar longe do computador e perto do mar ou da montanha. Apesar das temperaturas em Barcelona não serem tão altas, na realidade, faz muito calor e isso não me faz bem. Felizmente, as chuvas que fecham o verão já baixaram as temperaturas e a tendência é que logo a gente só queira ficar quentinho em casa.

Eu tinha planejado escrever para vocês sobre as praias de Barcelona, mas para poder viajar de férias eu tive que dedicar mais horas ao trabalho e à academia. Afinal, eu não queria passar as férias sentindo dor e tampouco trabalhando. Finalmente, tive tempo de escrever sobre as praias de Barcelona:

Antes de conhecer o meu namorado, eu sempre ia às praias da cidade de Barcelona devido a comodidade de ir e vir sozinha quando quisesse. No entanto, cada vez é mais difícil para mim ir à praia, primeiro porque na montanha a gente não passa tanto calor como na cidade e segundo porque o meu namorado não gosta de praia, e muito menos das praias de Barcelona. Além disso, com o joelho machucado, eu tampouco me aventurei a nadar no mar.

Enfim, com isso do meu namorado não gostar das praias de Barcelona eu tive que investigar para ver se suas razões eram legítimas.

As praias do litoral da cidade de Barcelona são sujas?

Na verdade, eu não pensei que as praias da cidade de Barcelona pudessem ser sujas, até porque eu sempre nadei em Bogatell, uma praia um pouco mais afastada do centro. Dizem que, antigamente, ali tinha uma saída de esgoto. Mas, hoje em dia, as praias de Barcelona passam por um complexo sistema de tratamento  e limpeza, que começa um pouco antes da temporada alta (junho a setembro).

Nessa época, Barcelona se enche de turistas e se esvazia de moradores que também viajam de férias. Normalmente, a academia, os bancos e outras empresas, especialmente as públicas, têm seu horário reduzido e muitos serviços ou lojas fecham suas portas por algumas semanas.

A propósito, as praias têm uma estrutura muito boa, para a temporada de verão é colocada a areia, que aos poucos o mar vai engolir no inverno. Existem chuveiros e banheiros de uso gratuito, lugares para as crianças brincarem e também para fazer um pouco de esporte ou apenas para sentar e contemplar o mar.

Existe ainda um serviço de limpeza da areia e do calçadão, ademais de uma passarela de madeira que te leva à beira-mar e serviços de salva-vidas onde você sempre pode ir para perguntar alguma coisa, por exemplo, o que fazer quando tiver  água-viva. Os banhistas também podem encontrar muitos quiosques ao longo da costa.

No entanto, apesar da existência de várias lixeiras na praia e da limpeza diária noturna, é comum ver pontas de cigarro na areia, plásticos etc. Em grande parte isso se deve ao elevado número de turistas, já que a maioria da população local prefere sair da cidade.

Mas a água do mar é limpa?

O tratamento da água é muito complicado e começa com o esgoto. No entanto, apesar de toda a complexidade tecnológica, o mar não está livre de impurezas devido às questões geográficas. Portanto, a empresa de limpeza e manutenção do sistema de esgotos de Barcelona, ​​também é responsável pela limpeza das águas costeiras do município. Este serviço consiste em coletar e remover os detritos flutuantes nas praias.

Não há como negar que existe muito cuidado para manter a aparência de limpeza e beleza das praias. Mas, muitas vezes, o mar quando está agitado traz à tona algo que a gente não gostaria de encontrar. Eu mesmo já vi há alguns anos atrás um cocô flutuante, mas foi só uma vez. Também vi recentemente em uma praia das redondezas que o mar agitado pode trazer para a superfície um ou outro absorvente higiênico usado. Realmente isso é muito nojento! Mas não entre em pânico, o normal é ver apenas plástico boiando sobre a água. Todo o resto está no fundo ou já foi recolhido pelos barcos de limpeza.

Quais são as praias de Barcelona?

Se estiver em Barcelona, você pode pegar metrô, ônibus, bonde ou Bicing e passar o dia em uma de suas praias. Talvez seja interessante saber que se for de metrô você terá que andar um pouco para acabar de chegar às praias. No total, são dez: Baños del Forum, Llevant, Nova Mar Bella, Mar Bella, Bogatell, Nova Icària, Somorrostro, Barceloneta, Sant Miguel y Sant Sebastià.

Praias da cidade de Barcelona

Mapa das praias da cidade de Barcelona.

Praia de Sant Sebastià

Localizado no bairro Ciutat Vella, é a mais antiga e uma das maiores, mede quase 1.100m de comprimento. Nessa zona há clubes recreativos de grande relevância. Você pode usar o transporte público para chegar à praia Sant Sebastià: metro L4 (Barceloneta), ônibus ou Bicing.

Praia de Sant Miquel

É uma das praias mais antigas da cidade e com um comprimento aproximado de 420 metros. Situado junto à Plaza del Mar, é um dos pontos mais movimentados do litoral de Barcelona. Metro L4 (Barceloneta), ônibus ou Bicing.

Barceloneta

Também tem um comprimento aproximado de 420 metros, e é uma das praias mais antigas e tradicionais da cidade. É a praia favorita dos estrangeiros. Transporte público: metro L4 (Barceloneta), bonde, ônibus ou Bicing.

Somorrostro

Com aproximadamente 520m de comprimento, a praia de Somorrostro está localizada entre o quebra-mar do Gas e o cais da Marina. É uma das favoritas dos estrangeiros, devido à sua proximidade com o metrô (L4 Bogatell ou Ciutadella) e várias linhas de ônibus, além do bonde e Bicing.

Praia de Somorrostro

A praia de Somorrostro na cidade de Barcelona.

Nova Icària

Com um pouco mais de 400m de comprimento, essa praia recebe uma porcentagem significativa de pessoas que vivem fora de Barcelona, muitos dos quais são estrangeiros. Transporte público: Metro L4 (Ciutadella ou Bogatell), bonde (T4), ônibus ou Bicing.

Praia Nova Icària

Bogatell

A praia de Bogatell é uma das mais populares, entre outros motivos, por causa da segurança. Tem um comprimento aproximado de 700m. Para chegar à praia, pegue o metro L4 (Poblenou ou Llacuna), ônibus ou use o Bicing.

Mirador entre a praia de Bogatell e Nova Icària

Mar Bella

É uma das praias que foi criada durante os preparativos para os Jogos Olímpicos de Barcelona, em 1992. Seu comprimento supera os 500m. A propósito, é uma praia nudista. Transporte público: Metro L4 (Selva de Mar), ônibus ou Bicing.

Nova Mar Bella

Com um comprimento superior aos 400m, a praia é o resultado da renovação urbana que ocorreu durante os preparativos dos Jogos Olímpicos de Barcelona, em 1992. Para chegar à praia Nova Mar Bella você pode pegar o metro L4 (Selva de Mar e El Maresme / Forum), trâmuei (T4), ônibus ou Bicing.

Llevant

Esta é a última das praias criadas no litoral de Barcelona, no verão de 2006. Tem um comprimento de cerca de 370m. Para chegar à praia Llevant você pode pegar o metro L4 (Selva de Mar e El Maresme / Forum), várias linhas de ônibus, trâmuei (T4) ou Bicing.

Zona Banys Forum

É um espaço para se tomar o Sol ou nadar no mar. No entanto, não há areia e o acesso é feito através de escadas. Os banhistas podem usar os seguintes transportes públicos: metro L4 (Maresme / Forum), várias linhas de ônibus, trâmuei (T4) ou Bicing.

Anúncios

Envia uma mensagem

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s