O Carnaval de Barcelona

O Carnaval de Barcelona

O meu primeiro Carnaval na Espanha foi em Sitges, uma cidadezinha perto de Barcelona. Como havia acabado de chegar do Brasil, não posso negar que foi bem decepcionante. Os carros alegóricos aqui são puxados por carros ou tratores de verdade, as fantasias não se parecem em nada com as do Carnaval do Rio de Janeiro, por exemplo.

Depois do desfile que acabou bem cedo, a festa continuou nas discotecas e a única coisa que se diferenciava de um fim de semana normal era a quantidade de gente nas portas das boates. Além disso, enquanto no Brasil o Carnaval cai no verão, aqui é em pleno inverno e nem feriado tem. Desde então, nunca mais me importei com o Carnaval.

Contudo, os anos foram passando… e como sou apaixonada pela cultura barcelonesa, este ano resolvi conhecer o Carnaval de Barcelona. Como cada bairro tem sua própria administração, as festas também estão divididas. Cada região tem o seu próprio Carnaval e alguns atos ocorrem no centro da cidade. Nós fomos conhecer o Carnaval de Gracia, bairro onde o meu marido cresceu. Apesar de ser uma festa bem familiar e tranquila, nós nos divertimos muito e no próximo ano até queremos ir caracterizados.

Carnaval em Barcelona

Carnaval em Barcelona

Carnaval de Barcelona

Um dos ganhadores dos prêmios do Carnaval de Barcelona

Curiosidades sobre o Carnaval de Barcelona

O rei momo

O rei momo em Catalunha se chama o rei Carnestoltes.

O rei Carnestoltes

O rei Carnestoltes

La Taronjada

La Taronjada é uma antiga tradição recuperada há pouco tempo. Além de apresentação de danças populares, todos se festem de alaranjado e fazem uma guerra de balão cheio de confetes.

L’enterro de la sardina

Apesar do nome ser fúnebre, o enterro da sardinha nada mais é do que o fechamento oficial da festa com música e chocolate quente para a criançada.

O cercavila

O cercavila é um grupo musical contratado para chamar a galera para as ruas com o som de sua música. Vão cantando e dançando, animando o ambiente. No Carnaval no bairro de Gracia, em Barcelona, quem animou a festa foi a Banda Patilla.

Anúncios

Envia uma mensagem

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s