Perguntas


Dou as boas-vindas à você que acabou de entrar no meu blog.

Aqui tento expressar meus pensamentos e pontos de vista sobre a vida em Barcelona contrastando com a vida no Brasil.

Este blog existe desde 2009, mas ainda está em construção. Ajude-me a melhorá-lo! Envie comentários e sugestões. Eu responderei o mais breve possível.

É muito importante que você me ajude a valorizar o blog. Clique em curtir e compartilhe os conteúdo nas redes sociais.

Fiz essa foto de uma vitrine no Passeio de Gracia porque acho que sintetiza o trabalho de um jornalista: reunir a informação de fontes diversas.

Fiz essa foto de uma vitrine no Passeio de Gracia porque acho que sintetiza o trabalho de um jornalista: reunir a informação de fontes diversas para logo escrever.

Anúncios

86 thoughts on “Perguntas

      • Ola Cleidiane , quero morar na espanha , tenho 19 anos , estava pensando em fazer faculdade aqui em SP , mas não sei bem o que quero , quero ir para espanha e queria saber como esta a situação da Espanha em questão
        de trabalho , nem que seja para trabalhar de garcon ou em padaria e queria saber tbm se tem locais “baratos ” para ficar ..

        Gostar

      • Olá Décio, desculpa a demora em responder. Obrigada por visitar o meu blog. Como você deve saber Espanha recebe muitos turistas. Então para ser garçom você deve falar pelo menos o espanhol e, se possível, algo de inglês e ter experiência. Porém, com a crise, esses empregos também foram afetados. Ademais, você vai precisar ter o número de identificação de estrangeiro (NIE) e estar de alta na seguridade social para participar da maioria das seleções. Ilegal ou “em negro” como se diz aqui é questão de sorte e eu não tenho nenhuma informação sobre isso. Aqui se aluga quarto e compartilha apartamento com desconhecidos ao início, mas se tiver sorte serão seus amigos. Então, você pode escolher o quarto segundo suas possibilidades ou a afinidade com as pessoas que moram no AP…acho que o mais barato deve ser uns 200 euros, pequeno sem luz natural e tal… você pode pesquisar aluguel de alojamento na Espanha no http://www.loquo.com. Se você vier como estudante, poderá trabalhar quatro horas, se conseguir um estágio. Te aviso que é muito difícil chegar ilegal e conseguir os documentos, porque no mínimo você tem que morar três anos aqui para ter alguma facilidade e sempre precisa que uma empresa/patrão te contrate, para tanto a empresa deve estar disposta a esperar os longos prazos de espera. Neste caso, se não te conhecem, sempre preferem contratar alguém legal. Boa sorte!

        Gostar

  1. Ola como vai?Gostei do seu Blog, bom meu esposo esta cursando engenharia Civil , esta no 7 período, ele gostaria de saber quais os procedimento para estudar , fazer um mestrado , na Espanha, pois pesquisou que em Barcelona tem umas das melhore universidades de engenharia,o que voce acha? qual sua opinião? Com tudo que esta acontecendo é favorável ir para Espanha, e com o visto de estudante, eu posso ir com ele , pois somos casados e temos uma filha de 4 anos. Obrigada e espero sua resposta.

    Gostar

    • Olá Valdeneide! Obrigada por visitar o meu blog. A situação na Espanha não é a melhor se o que vocês pretendem é trabalhar e estudar. Falta trabalho até para os espanhóis. Contudo, se o que seu marido quer é estudar com bolsas de estudo ou dinheiro próprio não creio que tenha nenhum problema. Normalmente, os sites das universidades têm toda a informação necessária para a vinda de um estudante estrangeiro. Consulte, por exemplo, o site da Universidade de Barcelona. Já no site do consulado da Espanha, você poderá conseguir a resposta sobre a sua vinda. Sei de outros casais que vieram juntos, mas só sugiro que vocês planejem tudo direitinho antes. Boa sorte!

      Gostar

  2. Olá,eu estou fazendo um trabalho para a escola,sobre brasileiros no exterior, e gostaria de saber como é viver em outro país,como se adaptar a uma cultura tão diferente do Brasil,como você acabou indo morar em Barcelona…é isso!Beijos.

    Gostar

    • Olá Yalla, obrigada por visitar o meu blog. Neste texto, tentei expressar o que você deseja saber: Blog Fantasma e Viver e conviver. O primeiro ano é muito difícil, mas uma vez que você se adapta e entende os prós e contras de viver no exterior você consegue dominar a saudade e consegue escolher o que é melhor para você. Qualquer coisa, é só perguntar. Abraços.

      Gostar

  3. Meu filho foi para Coimbra e precisou voltar por não conseguir emprego.Seu mestrado ficou inacabado. Acho que a falta de emprego esta em todos lugares aí na Europa.

    Gostar

    • Olá Maria! Com a crise, falta trabalho por todos os lados. Portugal ainda tem um salário mínimo menor do que o da Espanha, então as coisas lá devem ser piores. Sinto muito pela volta do seu filho sem conseguir acabar o mestrado. Eu terminei o meu antes da crise, graças a Deus!

      Gostar

    • Olá Jucelia, tudo bem? Suponho que o estilo de vida do espanhol depende do nivel de renda, mas a maioria é de classe média agora com mais dificuldades financeiras por causa da crise. São pessoas que não se preocupam tanto como os brasileiros com a aparência física e tampouco são tão consumistas. Na minha opinião eles valoram mais poder viajar nas férias. Normalmente,se nunca mudaram de cidade, eles fazem parte de um grupo fechado de amigos desde a infância e são tímidos, isso no caso da Catalunha. A maioria vive em apartamento, têm um ou dois filhos e muitos têm animal de estimação. Existe também uma grande população de idosos, que vivem sós, com a família ou em asilos. Eles recebem muito mais ajuda do Governo que os idosos no Brasil e as cidades são adaptadas.

      Gostar

  4. Ola!!! Poderia me ajudar…Meu nome é Débora e estou querendo ir morar em Barcelona com meu filho de 10 anos que tem o sonho de ir para escola de futebol do Barcelona, sabe como faço , algum contato para saber como posso começar a tentar essa vaga para ele??? Estou no aguardo!!! Obrigado!!!

    Gostar

  5. Ola Cleidilene.
    Tenho a dupla cidadania. Gostaria de saber se é possivel convalidar meu diploma de odontologia para trabalhar na minha area aí. Sei q legalmente posso trabalhar em qqer coisa mas gostaria de poder exercer.
    Tem alguma dica de onde começar?? Sei q trabalho ae ta dificil, mas e as clinicas odontologicas, como sao e estao? Poderia começar como auxiliar talvez…
    Obrigado e parabens pela iniciativa.

    Gostar

    • Olá Rafael, obrigada por visitar o meu blog.
      Você pode homologar seu título seguindo os passos indicado no site do Ministério da Educação. Sei de um extrangeiro que trabalhava poucas horas em várias clínicas até conseguir juntar o dinheiro para abrir sua própria. Não sei se as coisas estão indo bem pra ele… com relação a ser auxiliar o único que sei é existem pessoas formadas só isso. O dentista que eu vou, por exemplo, trabalha praticamente sozinho, mais a sua telefonista/auxiliar/recepcionista. De todas formas, primeiro você deve olhar como homologar seu título porque é um processo demorado.
      Abraços,
      Cleide

      Gostar

  6. Olá Cleidilene,

    Eu pretendo ir para Barcelona para estudar confeitaria, e gostaria de saber como andam as coisas em relação a aluguel de apartamentos, casas, enfim… E já li muito sobre a crise, mas gostaria de saber se nessa área tbm está complicado. Outra coisa, você já ouviu falar da Espai Sucre, é boa? ou tem outra escola melhor? sabe dizer?

    Gostar

  7. Olá Cleidilene,

    Eu e minha namorada estamos querendo ir morar fora do Brasil. Já visitei a Espanha uma vez e me apaixonei. O meu receio é quanto a conseguir emprego devido a crise. Pensamos em fazer um custo de espanhol aí e ter dinheiro suficiente para nos mantermos nos meses iniciais. Mas a ideia seria ficar pelo menos 2 anos trabalhando aí, seja com o que for. O que você pode dizer com relação a conseguir trabalho atualmente em Barcelona? Se tiver alguma informação com relação a conseguir visto também agradeço.

    Obrigado e parabéns pelo blog!

    Gostar

    • Olá João, como você sabe a situação na Espanha não é das melhores, nem mesmo para os espanhóis. É muito arriscado, mas a sorte é de cada um. Para conseguir um trabalho, que está escasso, você vai precisar ter um NIE de trabalhador, como estudante, você pode conseguir algum estágio. No site do consulado da Espanha no Brasil estão os requisitos para a entrada na Espanha. Boa sorte!

      Gostar

  8. Olá . Primeiro gostaria de parabenizar pela iniciativa de ajudar as pessoas com as duvidas e dicas no blog , muito obrigada, eu sou muito grata a vc hahah.Sou brasileira , mas tenho passaporte espanhol .. Tenho dois filhos que são brasileiros e tem passaporte espanhol .. E tenho um marido brasileiro que não tem cidadania europeia , mas entramos com o pedido de casamento espanhol no consulado do Rio de Janeiro e somos casados a 3 anos (casamento espanhol, no brasieliro somos casados a 16 anos)… Estou indo morar na Espanha (valência) em breve com minha família , gostaria de algumas dicas , se não for incomodo
    1º) Eu e meus dois filhos somos considerados espanhóis , certo ? Então , assim q chegar na Espanha , que documentos tirar ? Porque não podemos ficar andando com passaporte ne .. Tem algum tipo de identidade ou identificação (que aqui no Brasil seria o RG) ou cpf ? Para alugar apartamento (alquiller de piso heheh) , teremos que ter quais documentos ? Para meus filhos estudarem na escola publica em valencia e ter diretos a saúde , como proceder ?
    2º) Meu marido é brasileiro mas não tem cidadania .. Por ele ser casado com uma espanhola , ele pode requisitar identificação espanhola (algo como registro de identificação de estrangeiro ou ate mesmo a cidadania espanhola)? Ou ele seria considerado ilegal ?
    3º) Ninguém sabe falar espanhol ou valenciano(catalão) , porém falamos inglês ( mas achamos que da pra se virar com o básico do espanhol) , vc acha que seria muito complicado arranjar emprego na Espanha ?(eu sei das condições de desemprego quase 25% ai , mais a necessidade das empresas em profissionais com experiência e salários baixíssimos .. Vc acha que nem empregos como garçom , faxineiro , babysitter , etc , conseguiriamos ?
    4º) Para comprar as passagens , teria problemas na imigração do aeroporto de barajas ( na Espanha ) de não ter comprado a passagem de volta ? Precisamos fazer o seguro de saúde obrigatório pelo tratado de Schegen para imigrantes (mesmo tendo cidadania europeia). Acha que encontraríamos alguma dificuldade na imigração no aeroporto de Madrid ?
    5º) Meu filho terminou esse ano o 2º ano do ensino médio no Brasil .. Falta so um ano para completar o ensino médio .. Como ele faz para homologar o histórico dele e transferir o ultimo ano para fazer na Espanha ? Na Espanha eu sei que o ESO (ensino secundário) sao quatro anos e não três como no Brasil , então como devo proceder ?
    6º) Meu filho fará 17 anos em abril e minha filha 18 anos em fevereiro .. Sabe a partir de que idade eles podem trabalhar na Espanha ? A maioridade na Espanha sao com os 18 anos igual no Brasil ? Com 17 anos ja se pode trabalhar legal na Espanha ? Mesmo se for em jornada de trabalho menor que o normal !
    7º) Como funciona o processo para admissão em universidades na Espanha ? Os espanhóis (no caso meus dois filhos que tem cidadania europeia) tem alguma vantagem no processo de admissão ?

    Gostar

    • Olá Daniela, desculpa a demora em responder. Quando vocês chegarem na Espanha, terão um documento de identidade nacional, chamado NIE (para extrangeiros) e DNI (para os espanhóis). Suponho que por terem o passaporte espanhol não será necessário comprar a passagem de volta ao Brasil. Quanto ao estudo, vocês terão que ir na Embaixada ou Consulado da Espanha aí no Brasil para legalizar os documentos necessários para sua homologação. Por último, a idade mínima para começar a trabalhar na Espanha é de 16 anos. Contudo, na embaixada você poderá tirar todas suas dúvidas.

      Gostar

  9. Olá Cleidilene, estou querendo fazer uma mudança na minha vida, já tive na Espanha e adorei o pais, e gostaria de saber como está a situação de emprego ai, e se me indica alguma algum lugar onde possa ver uma forma de arrumar trabalho, seja qual for, para que eu mantenha. Lugar para morar eu já possuo, queria mesmo lugar para arrumar trabalho.

    Gostar

  10. Olá Cleidilene, eu e a minha namorada estamos pensando em sair do Brasil em Julho e passar de início 1 ano em Barcelona, estudando e trabalhando, o que você pode nos aconselhar referindo-se a emprego, moradia, cursos, e vida em Barcelona?? Desde já muito obrigado!!

    Gostar

    • Olá Kaue! No site da universidade vocês encontram todo o tipo de informação com relação aos estudos, lembrando que é necessário legalizar os documentos no consulado da Espanha aí no Brasil antes de vir. Com um visto de estudante, é possível conseguir algum estágio remunerado, lembrando que não há muita oferta de trabalho para jornada completa. Quanto a moradia, o normal é compartilhar um apartamento, alugando quartos. O preço normal para uma quarto de solteiro está entre 250 a 300 euros, vocês podem dar uma olhadinha nas condições neste site. Barcelona é uma cidade que tem festas todos os dias, mas vocês também podem escolher ter uma vida mais tranquila, desfrutando da praia ou da montanha. Boa sorte!

      Gostar

  11. Ola!
    Meu nome e Juan e estarei cursando jornalismo ano que vem…Sempre tive o sonho de morar em Barcelona(ate pela historia do povo catalão…Fico encantado com a luta deste povo pela sua independencia)e queria saber se voce trabalha na area de jornalismo ae,se e complicado de conseguir emprego nesta area…Estou fazendo o curso de lingua espanhola,sei que terei que aprender o catalao tambem…Mas,enfim,voce poderia me ajudar com estas informacoes?Desde ja,muito obrigado!

    Gostar

    • Olá Juan! Existem algumas oportunidades para aqueles que falam português, mas quase todas relacionadas com outro idioma, sobretudo o inglês. Suponho que será complicado conseguir uma vaga numa carreira tão concorrida e sem dominar os idiomas nativos. Não faz muito tempo foram demitidos todos os jornalista de uma TV pública. Neste blog você poderá ler algumas notícias relacionadas com essa área.

      Gostar

  12. Olá,

    Cleidilene

    Gostei muito blog

    Pelos seus comentários a Espanha não está em um bom momento.

    Mas estou um pouco cansada da cidade de São Paulo, e morro de vontade de conhecer a Espanha não só visitar, mas estudar e trabalhar.
    Gostaria de me aventurar, estou consultando o site de empregos indicado.
    E de verdade não quero nada relacionado com o que faço aqui, gostaria de algo mais simples que desse para pagar o aluguel e um curso.

    Detalhe nunca fiz nada parecido por medo. Mas quando vi o seu blog me inspirou.
    O que você me diz, muita loucura ou da para tentar?

    Muito obrigada

    Gostar

    • Olá Flávia, obrigada por ler o meu blog. A situação da Espanha ainda é ruim, ou seja, além de desemprego, tem espanhóis com subemprego ou que tiveram que ir morar em outros países e até mesmo no Brasil. Há uma série de detalhes que você deveria olhar, incluindo o do visto de estudante que só permite um estágio de meio horário e, realmente, é muito difícil conseguir um trabalho de jornada completa sem o visto de trabalho. Mas, enfim, tem muita gente que consegue viver com empregos informais, por exemplo: entregando flyer na praia durante o verão, mas contar com isso, na minha opinião, já seria muita loucura. Melhor mesmo é tentar a sorte num país com uma economia melhor. Boa sorte!

      Gostar

  13. Olá! Adorei seu blog!
    Tenho algumas duvidas, será q vc consegue me ajudar?
    Sou de Salvador-Ba, filha de Espanhóis, tenho dupla nacionalidade, tenho uma filha que tb ja tem sua nacionalidade espanhola. Eu, meu marido( Brasileiro, sem nacionalidade espanhola) e meus pais estamos pensando em morar na Espanha, mais precisamente em pontevedra na Galícia. Temos residência lá, pois minha avó mora la.
    Bom, vendo os comentários do seu blog, pude observar que a crise ainda é bem presente na vida dos espanhóis, fiquei preocupada em relação a emprego. Sou enfermeira aqui no Brasil, e meu marido Engenheiro Ambiental, para essas profissões também é difícil conseguir emprego? Sei que precisamos validar os diplomas, ja estamos separando a documentação.

    Gostar

    • Olá Daniela, tudo bem?

      Infelizmente, também há recortes no setor de saúde. Mas, você bem sabe que a expectativa de vida aqui pode chegar aos 100 anos. Assim, existe muitos idosos que precisam de cuidados. Suponho que nessa área pode ter algum tipo de oportunidade. Se você está casada, seu marido pode adquirir também a nacionalidade, uma vez que fizerem os trâmites necessários. Não sei exatamente como vão as coisas na Galícia e tampoco sobre o meio ambiente aqui, mas uma coisa é certa as proporções do verde aqui são infinitamente inferiores ao do Brasil. Mas se vocês se programarem e pesquisarem pode ser possível. Depois, vou colocar o passo a passo para homologar títulos. Boa sorte!

      Gostar

      • Obrigada por responder!!!
        Como está a area de construção civil por aí? Me lembro que a ultima vez q fui a Espanha(ha uns 7 anos atras)estava muito forte essa area! Pelas cidades so se viam predios nascendo, guindastes…
        E é nessa area que pretendemos procurar emprego, pois tenho especialidade em enfermagem do trabalho, que atua em obras, industrias, fabricas, e meu marido em segurança do trabalho, atuando tambem em obras. Pensamos tambem, se n conseguirmos emprego, em abrir um negocio… É muito complicado? Obrigada mais uma vez!

        Gostar

      • Não sei se você sabe que a crise começou no setor mobiliário. Assim que apartamentos e casas perderam o valor e muitos estão fechados a espera de um comprador. O valor dos imóveis caiu drasticamente. Assim, aqueles que ainda têm dinheiro para investir preferem comprar ouro do que um apartamento. Infelizmente, o setor deve está quase parado comparado há sete anos atrás.

        Gostar

  14. boa tarde

    estou entrando de ferias, e vou passar 7 dias em barcelona, em albergue ou hostel, minha duvida é nao saber em que região ficar, para aproveitar o dia, com transportes perto e a noite para poder sair e voltar com segurança. voce poderia me ajudar?
    ahhh, rsrs outra coisa falo portugues e estou com projeto de ir a londres, moscou, alemanha, grecia, istambul, me de um conselho rsrsrsrs me arisco ir mesmo nao falando nada?
    obrigado
    ahh estou indo do dia 29-07 a 03-09-2014

    Gostar

    • Olá! Aqui não existe violência como estamos acostumados aí no Brasil. Normalmente é bem seguro. Para você poder andar de madrugada com tranquilidade é melhor ficar no Eixample, é a região que eu mais gosto. Logo, tem a zona mais antiga no centro como o Gótico e o Raval. Nestas zonas, você pode voltar pra casa até andando. Para se sentir mais seguro, evite ficar em bairros mais afastados do centro ou longe do metrô. Mas não se preocupe que aos sábados e véspera de feriados, o metrô funciona durante toda a noite e na sexta até às duas da madrugada. Nos dias normais, até a meia-noite e volta a funcionar às cinco da manhã. Além disso, tem os ônibus noturnos que passam a cada 20 minutos mais ou menos. Em agosto faz muito calor, mas pode ser que você sinta um ventinho frio de noite na praia. Normalmente, os turistas vão nas discotecas que estão no Passeio Marítimo, mas tem outras discotecas perto das Ramblas e outras zonas da cidade. Com relação ao idioma, você deveria aprender algumas frases básicas em inglês. Se tiver sorte, pode até encontrar algum brasileiro para te ajudar. Espero que você faça uma boa viagem e desfrute da sua estadia em Barcelona. Abs.

      Gostar

  15. Olá! Estou amando o seu blog. Já li quase tudo! rs
    Sempre amei a Espanha e esses detalhes são interessantíssimos! Li em uma resposta sua que os Espanhóis dão mais valor ao cultural, viajar e passear. E no aspecto estético? Aqui a indústria da beleza vem faturando milhões todo ano. Tenho essa curiosidade… As espanholas fazem as unhas e os cabelos sempre? Como você analisa esse mercado por aí? Existem muitos ou poucos salões? E para qual classe social?
    Aqui no Brasil no ato de embelezar-se é constante e indefinido…
    Muito sucesso para você!
    Att,
    Aline

    Gostar

    • Olá! Obrigada por ler o meu blog. Essa pergunta vale até um post. rsss É caro cortar o cabelo e fazer a unha. Não saberia te dizer a frequência que as mulheres vão ao salão de beleza. Pelo o que se vê na rua, as pessoas que moram aqui são mais simples. Pintar e cortar pode costar uns 70 euros ou mais, considerando que o salário médio é mil euros. Para uma pessoa que tem uma família, essas coisas deixam de ser prioridade. Vou ver se, em breve, coloco um post com mais detalhes. Abs.

      Gostar

      • Obrigada pela resposta! Vou ficar no aguardo de maiores novidades! Achei caro demais!!! 70 Euros?! Nossa! rsrsrs

        Gostar

  16. Bom dia,

    Cleidilene.

    Novamente obrigado pela resposta anterior.
    Gostaria de levar meu celular, e não habilitar ele aqui no brasil devido o custo muito alto.
    Gostaria de saber se a possibilidade de comprar um chip pré-pago como tem aqui no brasil, para poder fazer ligações e entrar na internet, e se vale apena?
    Obrigado

    Gostar

    • Olá Ralph, tudo bem?
      Você poderá comprar um chip pré-pago para o seu celular aqui. Sem embargo, será necessário que esteja desbloqueado. É melhor fazer isso do que pagar rooming ou ficar sem celular.

      Gostar

  17. Parabéns pelo blog. Gostaria de saber a sua opinião sobre brasileiros que inicialmente tem visto de estudante para estudar o idioma e depois não tem dinheiro para renovar o visto e, resolvem ficar no pais para tentar a vida.

    Gostar

    • Antes isso era mais viável, agora é mais complicado e as pessoas que conheci nessa situação já foram embora. É muito difícil trabalhar sem ter a documentação válida e mais ainda em época de crise. Se você tiver como se manter ou alguém para te ajudar, aventure-se!

      Gostar

  18. Bom dia Cleidilene

    Parabéns pelo blog.

    Queria saber se com 3 mil euros da pra viver bem uma família de 2 adultos e 2 crianças?

    E as escolas publicas são boas ?

    Gostar

    • Olá! Acredito que é perfeitamente possível. O salário médio dos espanhóis é de mil euros, então, uma família da classe média deve ter uma renda de uns dois mil euros com um ou dois filhos. As famílias numerosas, a partir de três filhos, podem receber ajuda do governo. Então, tudo depende do seu nível de vida e do aluguel a ser pago. Se seus filhos forem menores de três anos, você terá que pagar a escolinha, que pode ser uns 350 euros por filho. Já se for maior de três anos, você terá gastos com a comida na escola que aqui é preciso pagar, acho que uns 300 euros. Todos os bairros têm escolas, assim que não creio que vocês precisem gastar muito dinheiro com transporte público. Boa sorte!

      Gostar

  19. olá cleidilene já trabalhei na espanha por 04 anos, com assemtamento de ceramica e reformas em geral. tenho amigos espanholes em castellon de la plana e valençia. sei que o setor mais afetado foi esse. mas pretemdo aventurar pois tenho DNI e seguridad social, tenho passsaporte comunitario digame algo

    Gostar

    • Olá! O setor da Construção Civil foi o mais afetado pela crise. Não saberia te dizer se o setor já se recuperou. Há um grande número de obras públicas, mas não creio que neste momento tenha muita construção privada, talvez apenas reformas de apartamentos.

      Gostar

  20. Olá! Parabéns pelo blog!!

    Gostaria que você me tirasse uma dúvida se possível.

    Eu e minha noiva somos brasileiros e iremos para Madrid ano que vem. Gostaríamos de nos casar lá. Você saberia me dizer se é possível? Implica em algo nós não termos uma residência fixa lá e apenas visto de turista?

    Obrigado!!

    Gostar

    • Olá, não sei se é possível casar sendo apenas turistas. Mas, para casar no civil é preciso ter uma série de documentos, que devem ser legalizados e traduzidos: certidão de nascimento, atestado de atencedentes penais, certificado de residência, certificado de estado civil, e outros. No caso de morar na Espanha é preciso comprovar o endereço com um certificado de residência dos dois últimos anos, expedido pela prefeitura ou consulado, dependendo do caso. Para ter valor legal no Brasil, a certidão de casamento deve ser registrada no consulado. Para mais informações, consulte o Registro Civil de Madrid. Espero ter ajudado.

      Gostar

  21. Olá!!!
    Cleidilene tudo bem?
    Gostaria de algumas informações se possível, tenho cidadania espanhola pois meu avô é espanhol,tenho 24 anos e pretendo fazer faculdade em administração e contabilidade mais gostaria de fazer na Espanha como já tenho certidão espanhola falta só conseguir os passaportes no consulado que segundo eles já estão disponível para retirada,bom gostaria de ir morar, trabalhar e estudar você acha que tenho chances para ir e conseguir?, gostaria de saber qual valor aproximado eu consigo me manter em 2 meses, claro meu vô tens sobrinhos vivos que tenho contato pois moradia não me preocupo desde já agradeço grande abraço
    se possível me responder por email agradeço. mari_saget@hotmail.com

    Gostar

    • Olá! Que bom que você tem com quem ficar… então, você deve precisar de dinheiro só para o transporte, é isso? Não entendi direito se você vai morar com a sua família e se isso inclui também a alimentação. Mas, então, se você for morar com o seus parentes, acho que a sua preocupação deve ser mesmo com o dinheiro da matrícula. Abs.

      Gostar

  22. Ola, tudo bem? Estava lendo o seu blog porque pretendo fazer um intercambio de 6 meses em barcelona e a minha grande duvida é a respeito do catalão. As pessoas falam catalão no dia a dia? Ou só os mais velhos? O espanhol acaba sendo usado apenas em “segunda” opção?
    Beijos!

    Gostar

    • Olá Jéssica, obrigada por visitar o meu blog. O catalão e o espanhol são as línguas oficiais da Catalunha. Isto significa que as crianças aprendem o catalão na escola e este é o idioma usado no dia a dia entre os moradores. Porém, Barcelona como é a capital e recebe muitos estrangeiros, praticamente, todos os moradores dominam o espanhol, o que nem sempre ocorre no interior. Normalmente, os catalães falam em espanhol com as pessoas de fora. Então, o que você deve verificar é se alguma matéria será dada ou não em catalão. Abs.

      Gostar

  23. Querida Irmã

    Muita paz… Permita-me, por favor, como espírita parabenizar você , por ser útil para os nossos irmãos em Cristo. Eu sei como é muito bom viver a vida sendo útil …

    Eu e minha esposa iremos para Lisboa, Barcelona , Nice,Munique, Paris de férias … pergunto a você: É complicado e como devo fazer para entrar em Barcelona vindo de Lisboa? … terei algum problema junto a imigração … Se eu ir para Barcelona de Trem , terei que passar também pela imigração ? Ou imigração só existe para quem viaja de avião ?
    Por favor, o que devo fazer ou me preparar para não ser barrado em Barcelona( Imigração ) vindo de Lisboa a turismo ?

    Muito grato e abraços fraternais

    Agradeço a resposta para o e-mail e-mail abaixo .

    Marcio e Dilza

    mecm@ig.com.br

    Gostar

    • Olá Márcio e Dilza, muito obrigada por suas lindas palavras. Quando vocês chegarem na Europa, a imigração será feita apenas uma vez no primeiro aeroporto se este fizer parte do Acordo de Schengen. Este acordo, segundo a Wikipédia, é uma convenção entre países europeus sobre uma política de abertura das fronteiras e livre circulação de pessoas entre os países signatários. Ao todo são 30 países, incluindo todos os integrantes da União Europeia, exceto a Irlanda e o Reino Unido, além de três países que não são membros da UE: Islândia, Noruega e Suíça. Então, vocês não terão problemas para vir de Lisboa a Barcelona. Lembrem-se apenas de terem preparado o hotel e o dinheiro ou cartão de crédito ou débito para a estancia conforme a solicitação de cada país. Na Espanha é de 64,14 euros por pessoa e dia com um mínimo de 577,26 euros, isso no caso de vocês chegarem direto na Espanha. Para não ter problemas na alfândega, muita gente solicita a carta convite através de algum conhecido legalizado que mora na Espanha. Mas não se preocupem, passando pela alfândega de Lisboa não será necessário passar outra vez pela alfândega da Espanha, mas sempre existe a possibilidade de pedirem os documentos para verificação. Normalmente na hora de atravessar a fronteira em ônibus ou trem, os policiais federais recorrem os passaportes, devolvendo-os em seguida. Boa Viagem!

      Gostar

  24. Bom dia! Primeiramente parabens pelo Blog.
    Minha irmã mora em Barcelona a 12 anos, tem dupla cidadania, casada e tem filho. Ela me fez o convite de me mudar para Espanha, morar com ela a partir de Fevereiro.
    Aqui não tenho nada que me prenda: Esposa, filhos, carreira.
    Inclusive sou músico a 15 anos.
    O que acha?
    Se puder dar algumas dicas.

    Ficarei honrado.

    Desde ja agradeço.

    DEUS lhe abençõe

    Gostar

    • Olá Igor, essas decisões são muito pessoais. Mas o que você tem que levar em consideração é que o fato de sua irmã ter a cidadania espanhola não te dá o direito de vir morar aqui legalmente. Você tem que ver se consegue esse documento por outros meios e também pesquisar sobre a sua área de trabalho. Coloque na balança mesmo os prós e os contras, assim fica mais fácil. Boa sorte!

      Gostar

  25. Cleidilene, me chamo Lana e acabo de me forma em psicologia. Gostaria de algumas informações, se você puder me ajudar, ficarei muito grata!
    1 – Andei pesquisando sobre Postgrado e Máster nas universidades de mais renome em Barcelona, tbm pesquisei sobre Madrid, fiquei mais interessada em Barcelona do que na capital espanhola. Você sabe como funciona o ensino nas universidades? Qual língua predomina? espanhol ou catalão?
    2 – Pesquisando sobre as universidades, algumas delas ficam afastadas da cidade e me preocupo com essa questão, pois gostaria de ter um contato maior com a cidade, desta forma, gostaria saber qual o melhor bairro que posso morar em Barcelona? Um bairro que possa me dar mais acesso a universidade.
    3 – A questão da moradia me preocupa, pois não gostaria de morar só, quero dividir “piso” com estudante Brasileiro. Você conhece algum site que eu possa entrar em contato com estudantes Brasileiros que moram em Barcelona ou que irão no segundo semestre de 2015?
    Desculpa te bombardear de perguntas.
    Agradeço desde já!

    Att, Lana Quincó

    Gostar

    • Olá Lana, tudo bem? O idioma oficial é o espanhol e o idioma da região, ou seja, as aulas tanto podem ser em espanhol ou catalão. Estes detalhes, você deve ver com a universidade. Geralmente, os cursos que recebem estrangeiros são só em espanhol ou inglês ou você tem um tempo para aprender o catalão básico. Quanto a localização, somente alguns prédios ficam no centro. Na zona universitária está a UB e você deveria buscar apartamentos por aquela região, já a UAB está fora de Barcelona, mas dá para ir em trem. Geralmente, as pessoas colocam nos anúncios as zonas. Procure apartamento para dividir em Loquo.es, se você quiser aprender a falar espanhol, sugiro que não fique em um apartamento só de brasileiros. Todo mundo aqui divide apartamento, sobretudo os estudantes. Quando você se decidir e quiser saber algo mais específico é só me perguntar. Boa Sorte!

      Gostar

  26. Olá,meu nome é Isabela .Primeiramente parabenizo pelo blog,muito interessante!
    Queria uma ajudinha,estou me formando agora em enfermagem e pretendo passar seis meses ai em Barcelona,estou procurando sites ou alguma informação de locais que posso conseguir alguma especialização ou cursos para fazer durante este tempo,você sabe me dizer algo sobre essa área?
    Obrigada

    Gostar

    • Olá Isabela, obrigada por visitar o meu blog. Você deve pesquisar no Google.es usando estas palavras: enfermeria barcelona. Nos resultados aparecem UAB e UB que são umas das universidade locais. A perspectiva de vida dos espanhóis é superior aos 80 anos, então acredito que essa seja uma boa área de trabalho aqui que também pode crescer no Brasil ao longo dos anos. Boa Sorte!

      Gostar

  27. Olá Cleidilene, boa tarde, tudo bem?
    Primeiramente, parabéns pela iniciativa de escrever este blog e constantemente responder à todas as questões que postamos. É uma ajuda imensa a todos nós que temos a idéia de ir morar na Espanha e na verdade não sabemos nem por onde começar 😉

    Bom, eu e meu namorado estamos pensando nesta possibilidade de mudar praí. Eu atualmente moro nos Estados Unidos, estou me formando em English Literature e, se nos mudarmos para a Espanha, penso em fazer um Mestrado para continuar na área acadêmica. Você sabe se preciso validar meu diploma de graduação para aplicar para o mestrado? Neste caso, faço esta validação, por exemplo, aqui nos EUA ou na Espanha?
    Tanto eu quanto meu namorado somos cidadãos italianos. Então, pelo que sei, temos os mesmos direitos que os cidadãos espanhóis certo? Você sabe me dizer se algo muda, legalmente, para arrumarmos emprego ou alugarmos um apartamento, por exemplo, por sermos cidadãos italianos e não espanhóis? Somente nosso passaporte europeu-italiano vale como documento aí, ou teríamos que tirar uma identidade na Itália?
    Outra pergunta: meu namorado é protético dentário, autônomo, com mais de 10 anos de experiência. Você tem algum conhecimento nesta área? Ou poderia me indicar algum lugar onde eu possa obter informações sobre equivalência do diploma brasileiro dele para valer aí, ou como está o mercado de trabalho nesta área?
    Por último, e obrigada pela paciência, na sua opinião sincera, como está a crise neste momento? É válido nos aventurarmos? Eu não me importo de trabalhar em áreas como babysitter, bartender, garçonete ou coisas do tipo para poder me estabeler, mas queria saber qual sua opinião, pelo que vê e ouve, sobre a crise no momento.

    Sei que são muitas perguntas, mas o que você puder responder, ou até me indicar locais onde eu possa obter informações sobre qualquer uma dessas questões, será uma ajuda imensa!!!
    Muito obrigada desde já, um abraço, parabéns e continue com este trabalho tão legal e importante 🙂

    Gostar

    • Olá Gabriela, obrigada pela visita. Para fazer um mestrado, nem sempre é preciso ter um diploma revalidado. Basta apenas, que esteja legalizado e traduzido, com os devidos carimbos conforme indicado no site do consulado brasileiro. Você precisa confirmar isso na Universidade, lembre-se que o ano acadêmico começa em setembro/outubro. Já seu namorado, terá que legalizar os documentos e revalidá-lo aqui quando chegar, suponho que enquanto espera isso ficar pronto terá que trabalhar como auxiliar. Para obter o NIE, a identidade do estrangeiro, você deve pesquisar neste site o procedimento atual para cidadãos comunitários. Sem ele é quase impossível trabalhar! Suponho que o inglês de vocês será um plus na Europa e se não se adaptarem na Espanha, poderão buscar oportunidade em outros países. Realmente, há crise e pouco trabalho ou trabalho mal pagado. Assim que se vierem é melhor ter dinheiro economizado. Boa sorte!

      Gostar

  28. Olá!!!
    Achei super bacana seu blog! Parabéns!!!
    Tenho uma dúvida será que você pode me ajudar?
    Tenho nacionalidade e passaporte espanhol e estou pensando em me mudar para a Espanha.
    Morei 1 ano na Inglaterra e lá os medicamentos para crianças são gratuitos, comida e roupas de crianças não tem nenhum imposto, e o governo ainda te ajuda com um valor mensalmente para suprir as necessidades da criança, em outras palavras, ter um filho na Inglaterra basicamente não te dá “custo”. Gostaria de saber se aí na Espanha existe algum tipo de benefício assim.

    Muito obrigada desde já!

    Gostar

    • Olá Michelli, obrigada por visitar o meu blog. Os medicamentos na Espanha são gratuitos para os idosos. Mas são subsidiados para as demais pessoas, se tiver a receita médica de um médico da Seguridade Social. Este é um grande problema no déficit público e alguns medicamentos foram cortados da lista do governo. Aqui também tem ajuda para quem tem filhos e, principalmente, para famílias numerosas (mais de dois filhos) ou em situação de desemprego, mas tudo depende da sua renda familiar. Visite o site da Seguridade Social Espanhola para ver os critérios. A escolinha até os três anos é privada. Depois desta fase é gratuita, mas você sempre terá gastos com o almoço. Boa sorte!

      Gostar

  29. Bom dia, meu nome é Mayara , e gostaria muito de ir fazer um intercambio ai em Barcelona, durante uns 6 meses , mas gostaria de trabalhar tambem , e as agencias apenas tem estudos para Barcelona, e nao tem trabalho, entao ficaria por minha conta, gostaria de saber como esta a situacao de emprego ai, de atendente, garconete, algo assim . E outra duvida que tenho , é que tenho uma filha de 4 meses e gostaria de levar ela, eu conseguiria matricular ela em um tipo de creche para eu poder estudar e trabalhar?

    Obrigada

    Gostar

    • Olá Mayara! A situação ainda é ruim, apesar de dizerem que o país começa a se recuperar. Como estudante, você pode trabalhar 4 horas geralmente em algo relacionado com o seu estudo ou 8h quando não tiver mais aulas. Os horários de trabalho de garçonete começam bem cedo nas cafeterias, na hora do almoço ou jantar nos restaurantes e você teria dificuldades por causa do seu bebê. No seu caso, você teria que pagar uma creche privada, que funciona no horário de 7h às 19h e isso deve custar uns 400 euros em média, dependendo de onde você for morar. Além disso, você terá que somar aluguel – normalmente aqui se compartilha apartamento, neste caso você paga aluguel só pelo quarto e com o bebê deve ser mais difícil encontrar um lugar apropriado. Boa sorte!

      Gostar

      • Obrigada pelo retorno, e em uma creche publica eu conseguiria matricular ela? Qual seria o horario que funcionaria?

        Gostar

      • As públicas são mais baratas e funcionam de 8h às 17h, lembrando que nas férias e feriados você teria que colocá-la em outro tipo de escolinha ou com babá. O único problema é que funcionam com inscrição e sorteio e não sei se estudantes estrangeiros têm direito. No site da prefeitura de Barcelona, por exemplo, você pode conferir os documentos necessários.

        Gostar

  30. Entendi, entao estava pensando na possibilidade de o pai dela ir junto, ai ele iria apenas para trabalho, voc acha pelos horarios de trabalho que eu conseguiria conciliar o meu trabalho ai fico com ela e ele vai trabalhar? Por ex: trab de manha e ele trabalha a noite e no periodo que ele trab eu fico com ela e vice versa.

    Gostar

  31. Boa Tarde.
    Eu pretendo requerer minha cidadania portuguesa e mudar para Oviedo. Ainda tenho muitas dúvidas sobre o que preciso fazer.
    O que é primordial fazer antes de sair? Eu preciso requerer algum visto ou comunicar o consulado?
    Chegando na Espanha, quais os primeiros passos? Não achei muita coisa sobre isso, terei de tirar novos documentos, correr atras de muita coisa?
    Minha mulher está cursando medicina veterinária e vai se formar antes de ir. Você sabe se ela pode validar o diploma ai na Espanha? E como ela pode fazer isso?
    Parabéns pelo blog, toda informação é importante.

    Gostar

    • Olá Henrique, desculpe-me pela demora em responder, mas ando ocupada com o tema maternidade. Você tem que ver em Portugal quais são os requisitos para conseguir a nacionalidade. Uma vez que você tiver alguma nacionalidade europeia, então conseguirá um NIE (a identidade do estrangeiro) e com este documento você consegue o número da seguridade social para poder trabalhar. Veja neste link os procedimentos necessários em Oviedo. Com relação ao diploma, os trâmites devem ser feito inicialmente aí no Brasil, as informações atualizadas você consegue no Consulado da Espanha aí no Brasil. Normalmente, os documentos terão que vir carimbados pelo Ministério de Educação e pelo Consulado, assim que é melhor olhar antes. Boa sorte e boa viagem!

      Gostar

    • Olá Jefferson, no caso dos seus filhos eles iriam estudar na escola primária – ensino obrigatório que pode ser público ou privado para crianças dos 6 aos 12 anos. São três ciclos de 2 anos cada um. O horário normalmente é de 9h às 17h, com duas horas de almoço. Na escola pública você teria que comprar o material escolar, levar as crianças para almoçar em casa ou pagar o almoço no colégio. Algumas oferecem atividades extras para “completar” o horário de trabalho dos pais. Você pode obter mais informações neste link. Também é importante saber que as aulas começam em setembro e as férias são no verão europeu. Abraços.

      Gostar

    • Olá! Obrigada por visitar o meu blog. Desculpa o atraso em responder. Para ver a neve perto de Barcelona, você tem que ir à Andorra, França ou em Girona,aqui mesmo na Catalunha, nas zonas onde têm estações de esqui como Molina ou Vall de Núria. Bom passeio!

      Gostar

  32. Olá, vou pra Espanha em janeiro/2017. Me formo agora em engenharia civil. Pretendo fazer uma pós graduação na minha área, sabe me dizer se há cursos na área de engenharia e se o mercado de trabalho para engenheiros aí é bom?
    Outra questão, andei pesquisando agencias de viagens, em questões de preços você acha que compensa mais fechar um pacote de circuito para conhecer várias cidades ou eu conhecer por conta própria, comprar apenas passagens e reservar hotéis online?

    Gostar

    • Olá Patrícia, obrigada por visitar o meu blog. O setor de Engenharia Civil está parado desde a última crise econômica. Para encontrar os cursos, você tem que entrar nos sites das universidades. Não sei quanto custa o pacote na agência, mas se for ficar aqui muito tempo, acredito que é mais barato ver tudo aqui mesmo e comprar as passagens de oferta. Boa sorte e boa viagem!

      Gostar

Envia uma mensagem

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s